Dicas e mais dicas
Compartilhe com os amigos

Resolvemos reunir em um post só,  todas as dicas já dadas por nós neste blog/site. Falamos sobre  convites, uso de sousplasts, trajes, etiqueta e muito mais.

Começamos com o R.S.V.P.

Aproveitem!

R.S.V.P.

R.S.V.P. vem do francês: “respondez s`il vous plait”, que significa “responda, por favor”. A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento. As regras de etiqueta seguidas na maioria das culturas ocidentais diz que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder sem falta, se possível no mesmo dia.

Do ponto de vista prático, este procedimento é muito importante para anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar. Outro motivo, muito utilizado hoje em dia é a distribuição de convidados por mesas. Isso só é possível após a confirmação de presença.

Nos dias atuais, em que os custos de uma festa estão cada vez mais altos, responder ao convite torna-se obrigação muito mais do que etiqueta!

Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.

A sigla R.S.V.P. pode ser substituída nos convites pela frase “ Favor confirmar presença até o dia tal” sem prejuízo algum!

Endereçando os convites

Dúvida de muitos clientes: como endereçar os convites de suas festas.

A dúvida também muitas vezes, aparece do lado do convidado.

Quando elaborarem a lista de convidados e formatarem como querem a sua festa, pensem antes na extensão da lista. Crianças serão convidadas? Famílias inteiras serão convidadas?

Isso faz toda a diferença no montante da festa e a delimitação acontece através dos convites.

Vamos à prática:

– Se o convite for somente para o casal, deve-se colocar: Luiz Otávio e Adriane ou dependendo da formalidade do convite Sr. Luiz Otávio Santos e sra.(no caso do casal ter o mesmo sobrenome) ou ainda Sr Luiz Otávio Santos e Sra. Adriane Hummes se os sobrenomes não forem os mesmos;

– Se o convite é para o casal mais filhos ou outras pessoas que morem na mesma casa, o convite fica assim: Sr. Luiz Otávio Santos e família;

– Se você quer convidar os filhos casados ou que não moram mais na casa dos pais, o correto é enviar um convite para o casal(pais) e outro para o filho casado ou que more fora;

– Se a pessoa mais intima do casal ou da família for uma mulher, o nome dela deve vir na frente: Adriane Hummes e família ou Adriane e Luiz Otávio;

– Revise a lista com os nomes muitas vezes e pesquise antes de colocar os nomes- a grafia correta dos nomes e sobrenomes, se o casal possui o mesmo sobrenome ou não, se tem filhos ou não, se os filhos moram em casa ou não;

– Para os solteiros com namoradas(os) pode-se colocar Luiz Otávio e acompanhante, mas o ideal é descobrir o nome da acompanhante e assim colocar no convite.

Se você é o convidado é importante prestar atenção nestas dicas também, para evitar gafes de aparecer na recepção com crianças ou pessoas que não foram convidadas.


Traje para formaturas

Como estamos com várias festas de formaturas entre os clientes, hoje vamos falar de dicas sobre trajes, vestidos, pois é  muito normal convidados e formandos ficarem em dúvida sobre o que usar nessa ocasião.

A principal razão para tantas dúvidas é que não existe um dress code para formaturas; o estilo da comemoração pode variar muito – alguns formandos só colam grau, outros preferem festas que lembram os tradicionais bailes norte-americanos e tem ainda aqueles que querem apenas uma balada entre amigos.

Vamos ver a seguir o que seria o mais apropriado para a maior parte das comemorações que acontecem neste dia:

Colação de grau
São tradicionalmente realizadas em casas de show ou grandes teatros; os convidados ficam na platéia sentados e, portanto, devem escolher roupas confortáveis. Mas sem exageros: nada de jeans! O traje ideal é o esporte fino: calça social e camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça e blusa ou saia e blusa, para elas.

Os formandos estarão de beca e não precisam se preocupar com o que vão usar por baixo. A questão aqui é a programação pós-colação: escolha sua roupa de acordo com ela. Se a beca for fechada em baixo, pode-se ir de bermuda para eles, e short para elas e após a colação trocar de roupa. Se a beca for aberta, o ideal é utilizar roupas sem volume e/ou babados, leves e confortáveis em tons escuros. A mesma dica vale para as sandálias ou sapatos.

Baile
Normalmente são black-tie. Se este for o caso, longo para formandas e mães dos formandos. Para eles, é hora do smoking

As convidadas podem ir de longo, longuete ou com um vestido curto bem sofisticado. Não há restrição de cor, mas evitem o branco, que já se tornou uma cor de noiva ou debutante. Calça ou saia e  blusa não são uma opção para o black-tie!

Agora, se no seu convite vier especificado traje social ou passeio completo, a roupa ainda é formal, mas não é mais hora nem de longos, nem de smokings. Prefira os curtos chiques (não tão curtos, abaixo do joelho para algumas festas, pergunte para a empresa que organizou o evento com antecedência e, para eles, terno escuro, com camisa social e gravata.

Já nas missas de formatura, como se trata de uma cerimônia religiosa pede roupas mais discretas, porém com um toque de sofisticação, mas sem muito brilho ou decotes. Neste caso cai muito bem um tailleur de calça ou saia ou um vestido discreto sem muito detalhe para as meninas e para eles calça social e camisa.

Fonte: Gloria Kalil

Dicas: Lista de presentes

Reproduzo abaixo, a coluna da grande Célia Ribeiro, publicada em Zero Hora no dia 10/03/2013, sobre um assunto que já falei neste blog e sempre repito nas reuniões com noivos: a Lista de presentes de casamento! Vale muito a pena ler!

“Um ato que deveria ser espontâneo, como presentear, está sendo preterido em favor da comercialização de casamentos, formaturas e aniversários pela forma como são feitos os pedidos de presente em dinheiro. A prova de que é bem conhecida a regra de não expor esta preferência (exceto para pessoas íntimas) é o número de consultas que a coluna recebe. Diante da realidade, é preciso encontrar modos menos chocantes de fazêlo. (Chegam a propor ao convidado que deixe, numa urna localizada no local da festa, seu envelope com um cheque).

As transformações no convívio social geraram o termo “namorido” para namorados que já residem juntos e preferem receber ajuda monetária para a lua-de-mel. A forma de fazê-lo é o X da questão. A resposta é a mesma que se vem dando há muitos anos para a inclusão do cartãozinho indicando a loja onde está a lista de presentes dentro do envelope do convite. É deselegante.

Correto é fazer a lista, que até ajuda o convidado, deixando que ele pergunte aos noivos ou use o número de telefone indicado no convite para confirmação de presença, junto ao R.S.V.P., onde se encontra a lista ou as listas.

Justifica-se, então, que o novo casal está com a casa montada e “prefere uma contribuição para sua lua-de- mel”, indicando o site na internet com fotos dos noivos, local da cerimônia, estacionamento disponível e outros detalhes, mais os presentes para a lua-de-mel descritos por cotas de programas.

Assim, um passeio de gôndola em Veneza corresponde ao valor de R$ 150. Janaina de Paula Bercht criou o Bahcasei (www.bahcasei.com.br), que começa no chá de panela, incluindo endereços de hotéis, cabeleireiros etc. para convidados que virão de fora.

Uma dúvida dos noivos que receberam presente em dinheiro é saber quem deu o quê. Existem muitos formatos de sites, além do já citado, com fotos de objetos sugeridos e os respectivos valores. Ainda que os noivos possam usar o valor do presente para outras finalidades fica menos chocante para as pessoas da geração dos pais do novo casal. Como esta relação entre noivos e convidados é para lá de sem-cerimônia torna-se imperioso seguir a regra de cortesia de enviar um cartão de agradecimento pelo correio ou e-mail até dois meses após o grande evento. Uma oportunidade para o novo casal oferecer sua residência com endereço, e-mail e telefone fixo ou celular único. No caso de fotos da lua-de-mel, elas podem ser anexadas ao correio eletrônico.”

Presentes e cor de vestidos

Hoje vou falar de duas dicas básicas de comportamento dos convidados, seja em festas de casamentos ou aniversários.

Se você quiser presentear os noivos,  informe-se com os mesmos, no momento de entrega dos convites ou no próprio convite, se o casal possui um site. Atualmente, a maioria dos casais tem optado por criarem sites para contarem a historia do casal, com fotos e textos.  Aproveitam o mesmo, para dar informações sobre a lista de presentes, confirmações e local do evento.

Se optaram por não ter site, ligue para o cerimonial ou mesmo para os pais dos noivos. Com certeza, eles saberão dizer aonde estão as listas de presentes.

A outra dica  vai para as mulheres convidadas de casamentos: BRANCO é cor única e  EXCLUSIVA da noiva. Para a noiva, o vestido geralmente é um item muito importante e, com certeza ficaria chateada por ter que dividir com alguma convidada a cor que historicamente é sua.

Dicas de etiqueta

Hoje não vou falar de nenhuma festa em especial, mas sim de coisas que acontecem toda hora comigo, com outros profissionais de eventos e com muitos clientes: ETIQUETA.

Para um primeiro post do assunto, falo de duas importantissimas regrinhas:

– Nunca ligue para pessoas(principalmente se o fone for residencial) antes das 9h da manhã e depois das 9h da noite!

A unica exceção a essa regra, são as pessoas muito intimas!

– Quando você receber um convite para evento, seja ele aniversário, casamento, inaugurações, etc, sempre vai ter lá embaixo, algo parecido com “Favor confirmar sua presença até o dia tal….ou então: RSVP até o dia tal pelo fone tal”. Seja elegante e educado: confirme ou não a sua presença. O anfitrião merece sua consideração!

E procure fazer isso dentro do prazo estipulado no convite.

Lembre-se que toda a festa tem custos muito altos. Se você confirmar e não for, o anfitrião vai pagar igual!

Tags: 

Dica de Etiqueta 2

Voltamos com mais uma dica de etiqueta!

Sabe aquele “prato”em que se coloca o prato da comida em cima? Chama-se sousplat, descansa prato ou prato debaixo, como quiserem. E a sua função é além de marcar o lugar, servir para colocar o prato da refeição em cima. Portanto, NUNCA use ele para colocar alimentos direto ou enche-lo de docinhos da mesa de doces. Isso é deselegante, feio e de uma falta de educação ENORME!

Dica de Etiqueta 3

O convidado de uma festa, deve prestar muita atenção no que esta escrito no envelope do convite que recebeu, para não causar constrangimentos na hora da confirmação ou até mesmo no momento da festa.

Se estiver escrito  ” Sra. Adriane de tal” ou “Adriane”, esse convite é somente para a Adriane.

Se estiver escrito ” Adriane  e Luiz Otávio” , os dois estão convidados.

Se estiver escrito “Adriane e familia”, estão convidados a Adriane, o marido e filhos que morarem na mesma casa.

Nos dias atuais, de orçamentos apertados ou até mesmo em função de um ambiente pequeno, nem sempre os donos da festa conseguem convidar familias completas.

Portanto, siga sempre essa dica básica: o que esta subscrito no convite é o que vale! E BOA FESTA!

Dica de etiqueta 4

A dica de hoje pode parecer óbvia, mas quem frequenta eventos e os realiza seguidamente, como eu sabe que não é: NUNCA vá a um casamento, aniversário de 15 anos, bodas, formatura com calças jeans ou de tênis.

Claro que estou falando de festas em clubes ou casa de festas e não de recepções em barzinhos ou para amigos intimos em casa.

A não ser que o dono da festa lhe diga que o traje é BEMMMM informal, fica ruim você aparecer em um casamento vestindo uma roupa tão comum como a calça jeans.

NÃo precisa gastar uma fortuna em uma roupa e nem precisa ser nova, mas tente usar um vestido ou mesmo uma calça mais social. Afinal, você foi escolhido para participar de um momento tão especial e aparecer com a roupa que vai trabalhar ou passear na praça pode parecer descaso com o anfitrião.

Pense nisso!

DICA DE ETIQUETA 5

Muitos noivos perguntam qual o prazo para entregar os convites de casamento.

A regra de etiqueta e também de bom anfitrião é que sejam entregues ATÉ 30 dias antes do evento, para dar tempo dos convidados se prepararem(roupas e acomodações) e também de confirmarem suas presenças.

Os convites que irão para fora do Brasil, a recomendação é que a entrega do convite seja feita com 45 a 60 dias de antecedência da festa. Lembrando que para esses casos, um save the date antes é recomendável, para que os convidados possam organizar tranquilamente a viagem.