Curiosidades sobre o casamento- Lua de Mel
Compartilhe com os amigos

Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel.

Uma delas diz que tem sua  origem nos casamentos por captura. Era assim : um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome “lua de mel”.

A que reponta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia,  quando o pai da noiva oferecia ao genro uma mistura de água e mel, para ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como “lua de mel”.

Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão.

A lua de mel atualmente é o período após o casamento, aonde normalmente os noivos saiem alguns dias de férias sozinhos, para curtir a nova condição de casados!

Fontes: Wikipédia