R.S.V.P.
Compartilhe com os amigos

R.S.V.P. vem do francês: “respondez s`il vous plait”, que significa “responda, por favor”. A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento. As regras de etiqueta seguidas na maioria das culturas ocidentais diz que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder sem falta, se possível no mesmo dia.

Do ponto de vista prático, este procedimento é muito importante para anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar. Outro motivo, muito utilizado hoje em dia é a distribuição de convidados por mesas. Isso só é possível após a confirmação de presença.

Nos dias atuais, em que os custos de uma festa estão cada vez mais altos, responder ao convite torna-se obrigação muito mais do que etiqueta!

Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.

A sigla R.S.V.P. pode ser substituída nos convites pela frase “ Favor confirmar presença até o dia tal” sem prejuízo algum!