Dicas: Lista de presentes
Compartilhe com os amigos

Reproduzo abaixo, a coluna da grande Célia Ribeiro, publicada em Zero Hora no dia 10/03/2013, sobre um assunto que já falei neste blog e sempre repito nas reuniões com noivos: a Lista de presentes de casamento! Vale muito a pena ler!

“Um ato que deveria ser espontâneo, como presentear, está sendo preterido em favor da comercialização de casamentos, formaturas e aniversários pela forma como são feitos os pedidos de presente em dinheiro. A prova de que é bem conhecida a regra de não expor esta preferência (exceto para pessoas íntimas) é o número de consultas que a coluna recebe. Diante da realidade, é preciso encontrar modos menos chocantes de fazêlo. (Chegam a propor ao convidado que deixe, numa urna localizada no local da festa, seu envelope com um cheque).

As transformações no convívio social geraram o termo “namorido” para namorados que já residem juntos e preferem receber ajuda monetária para a lua-de-mel. A forma de fazê-lo é o X da questão. A resposta é a mesma que se vem dando há muitos anos para a inclusão do cartãozinho indicando a loja onde está a lista de presentes dentro do envelope do convite. É deselegante.

Correto é fazer a lista, que até ajuda o convidado, deixando que ele pergunte aos noivos ou use o número de telefone indicado no convite para confirmação de presença, junto ao R.S.V.P., onde se encontra a lista ou as listas.

Justifica-se, então, que o novo casal está com a casa montada e “prefere uma contribuição para sua lua-de- mel”, indicando o site na internet com fotos dos noivos, local da cerimônia, estacionamento disponível e outros detalhes, mais os presentes para a lua-de-mel descritos por cotas de programas.

Assim, um passeio de gôndola em Veneza corresponde ao valor de R$ 150. Janaina de Paula Bercht criou o Bahcasei (www.bahcasei.com.br), que começa no chá de panela, incluindo endereços de hotéis, cabeleireiros etc. para convidados que virão de fora.

Uma dúvida dos noivos que receberam presente em dinheiro é saber quem deu o quê. Existem muitos formatos de sites, além do já citado, com fotos de objetos sugeridos e os respectivos valores. Ainda que os noivos possam usar o valor do presente para outras finalidades fica menos chocante para as pessoas da geração dos pais do novo casal. Como esta relação entre noivos e convidados é para lá de sem-cerimônia torna-se imperioso seguir a regra de cortesia de enviar um cartão de agradecimento pelo correio ou e-mail até dois meses após o grande evento. Uma oportunidade para o novo casal oferecer sua residência com endereço, e-mail e telefone fixo ou celular único. No caso de fotos da lua-de-mel, elas podem ser anexadas ao correio eletrônico.”