Traje para formaturas
Compartilhe com os amigos

Como estamos com várias festas de formaturas entre os clientes, hoje vamos falar de dicas sobre trajes, vestidos, pois é  muito normal convidados e formandos ficarem em dúvida sobre o que usar nessa ocasião.

A principal razão para tantas dúvidas é que não existe um dress code para formaturas; o estilo da comemoração pode variar muito – alguns formandos só colam grau, outros preferem festas que lembram os tradicionais bailes norte-americanos e tem ainda aqueles que querem apenas uma balada entre amigos.

Vamos ver a seguir o que seria o mais apropriado para a maior parte das comemorações que acontecem neste dia:

Colação de grau
São tradicionalmente realizadas em casas de show ou grandes teatros; os convidados ficam na platéia sentados e, portanto, devem escolher roupas confortáveis. Mas sem exageros: nada de jeans! O traje ideal é o esporte fino: calça social e camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça e blusa ou saia e blusa, para elas.

Os formandos estarão de beca e não precisam se preocupar com o que vão usar por baixo. A questão aqui é a programação pós-colação: escolha sua roupa de acordo com ela. Se a beca for fechada em baixo, pode-se ir de bermuda para eles, e short para elas e após a colação trocar de roupa. Se a beca for aberta, o ideal é utilizar roupas sem volume e/ou babados, leves e confortáveis em tons escuros. A mesma dica vale para as sandálias ou sapatos.

Baile
Normalmente são black-tie. Se este for o caso, longo para formandas e mães dos formandos. Para eles, é hora do smoking

As convidadas podem ir de longo, longuete ou com um vestido curto bem sofisticado. Não há restrição de cor, mas evitem o branco, que já se tornou uma cor de noiva ou debutante. Calça ou saia e  blusa não são uma opção para o black-tie!

Agora, se no seu convite vier especificado traje social ou passeio completo, a roupa ainda é formal, mas não é mais hora nem de longos, nem de smokings. Prefira os curtos chiques (não tão curtos, abaixo do joelho para algumas festas, pergunte para a empresa que organizou o evento com antecedência e, para eles, terno escuro, com camisa social e gravata.

 Já nas missas de formatura, como se trata de uma cerimônia religiosa pede roupas mais discretas, porém com um toque de sofisticação, mas sem muito brilho ou decotes. Neste caso cai muito bem um tailleur de calça ou saia ou um vestido discreto sem muito detalhe para as meninas e para eles calça social e camisa.

Fonte: Gloria Kalil